Prefeitos e prefeitas do Baixo Sul da Bahia participam, esta semana, de uma missão técnica no estado de Santa Catarina, no município de Timbó, para um encontro com representantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O objetivo da visita é conhecer de perto o modelo de gestão de resíduos sólidos implementado na região, considerado referência nacional em inovação e sustentabilidade.
Organizada pelo CIAPRA Baixo Sul, a missão visa estudar soluções eficazes para o tratamento e a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, tendo como base as experiências bem-sucedidas dos municípios catarinenses. A ação é parte do esforço dos gestores do Baixo Sul para modernizar a gestão de resíduos, fortalecer a coleta seletiva e estimular práticas de reaproveitamento de materiais recicláveis em suas cidades.
Entre os principais pontos da programação está a apresentação do programa Vale Reciclar, iniciativa gerida pelo CIMVI, que demonstra o funcionamento da coleta seletiva e a transformação de resíduos em produtos como bancos, pavers para pavimentação e meios-fios, por meio da tecnologia do termoplástico.
A comitiva baiana é composta por:
Manoel Ribeiro, prefeito de Igrapiúna e presidente do CIAPRA Baixo Sul;
Reges Aragão, prefeito de Ituberá e vice-presidente do CIAPRA;
Kitty Guimarães, prefeita de Taperoá;
Jairo Cruz, prefeito de Camamu;
Jacqueline Soares, prefeita de Nilo Peçanha;
Gabriel de Parisio, prefeito de Wenceslau Guimarães;
Quinha, prefeito de Presidente Tancredo Neves;
Dr. Fabiano, prefeito de Piraí do Norte;
Leonardo Barbosa (Léo de Neco), ex-presidente do CIAPRA e ex-prefeito de Gandu;
Igor Torres, representante do Parque do Sol;
Leandro Ramos, diretor executivo do CIAPRA Baixo Sul;
Emanuel Ribeiro, diretor de Programas e Projetos do CIAPRA.
A comitiva foi recepcionada pelo diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, e outros membros da equipe técnica do consórcio.
Durante a visita, o grupo deve conhecer a Central de Valorização de Resíduos I (CVR I), onde são realizadas a triagem e a destinação de materiais recicláveis. Os prefeitos baianos conhecerão o projeto que transforma resíduos plásticos em produtos úteis para a infraestrutura urbana. A comitiva deve ainda visitar as obras da Central de Valorização de Resíduos II, que, quando concluída, permitirá a geração de energia a partir dos rejeitos da triagem.
A experiência adquirida com a missão deve fortalecer a implantação do "Parque do Sol" no Baixo Sul, projeto que prevê o encerramento dos lixões, a criação de estações de transbordo, triagem, compostagem e ações de educação ambiental, promovendo avanços importantes na gestão de resíduos sólidos da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário