A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Prisma, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes bancárias que atingiu a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras. A ação ocorre em Valença, no Baixo Sul, além de outros municípios como Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves, Amargosa e Cruz das Almas.
A investigação é conduzida pela PF em conjunto com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). De acordo com os investigadores, o grupo criminoso agia por meio da abertura de contas bancárias utilizando documentos falsos, com o objetivo exclusivo de obter empréstimos de forma fraudulenta.
O prejuízo estimado ultrapassa R$ 170 mil, apenas nas cidades mencionadas. A operação também conta com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (Cefra), da Caixa Econômica Federal.
Com base nos indícios levantados, o Ministério Público solicitou e a Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados, como forma de garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos. Os suspeitos poderão responder por crimes de associação criminosa e estelionato, cujas penas somadas podem ultrapassar 10 anos de reclusão.
A Polícia Federal segue com diligências para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos na organização criminosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário