sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Obras do VLT de Salvador avançam no Subúrbio Ferroviário

 



A construção do VLT de Salvador está acelerada na região do Subúrbio Ferroviário. O primeiro lote, entre a Calçada e a Ilha de São João, em Simões Filho, já superou 40% de obras concluídas. No segundo traçado, entre Paripe e Águas Claras, já há cerca de 20% de avanço.

bahia.ba esteve presente nesta sexta-feira (17) nos canteiros de obras montados pelas empresas responsáveis e verificou o adiantar das estruturas, previstas para terem a primeira inauguração até julho de 2026, com a operação assistida em um trecho de 4 km entre a Calçada e o Lobato.

Abaixo, os leitores poderão ver imagens das obras nas regiões da Calçada, de Santa Luzia, do Porto da Sardinha, de Periperi, da Estrada do Derba e de Águas Claras.

Calçada


A antiga Estação Calçada da ferrovia do Subúrbio é o ponto de partida das obras, onde foi montado o principal canteiro de obras do primeiro trecho do VLT de Salvador. De todos os 40 km do model, essa é a parte em que a construção está mais avançada.

Santa Luzia


A parada Santa Luzia ficará no bairro do Lobato, nas proximidades do viaduto da Suburbana. Traçado do VLT aproveitará a linha férrea já existente no Subúrbio Ferroviário.

Porto da Sardinha


Nas proximidades do traçado do VLT, o governo do estado está construindo a nova sede do Porto da Sardinha, uma feira livre de pescados localizada em São João do Cabrito. A ideia é que o modal ferroviário atenda a marisqueiras, pescadores e ambulantes do Subúrbio.

Periperi


O VLT terá uma parada próxima ao Instituto Araketu, no bairro de Periperi. Obras também já se encontram avançadas na região.

Estrada do Derba


Na Estrada do Derba, nas proximidades do Hospital do Subúrbio, ficará o pátio de manutenção dos trens do VLT de Salvador.

Águas Claras


Já na chegada ao bairro de Águas Claras, onde o VLT fará integração com o metrô de Salvador, haverá um elevado por cima da BR-324, ligando os vagões entre a Estrada do Derba e a Avenida 29 de Março.













Nenhum comentário:

Postar um comentário