Com objetivo de fortalecer as tradições culturais do município de Taperoá, o Projeto Zambiapunga Mirim oferece oficinas para crianças e adolescentes de 07 a 15 anos de idade de forma gratuita. As inscrições estão abertas de 14 a 23/07, sempre às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h na sede do Zambiapunga na Avenida Beira Mar nº 340, Orla de Taperoá, no Baixo Sul da Bahia.
Manifestação cultural presente em diversos municípios do Baixo Sul baiano, os Zambiapungas são considerados como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, inscrito no Livro do Registro Especial das expressões Lúdicas e Artísticas, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - (IPAC/BA).
O cortejo leva para as ruas um desfile rítmico, festivo, que brinca entre o dançar e o assustar da população com as emblemáticas máscaras, adereços e vestimentas coloridas, além do toque de instrumentos como tambores, búzios gigantes, cuícas (berra boi), agogôs e pás de enxadas.
O projeto visa oferecer oficinas de confecção de máscaras, capacetes e instrumentos para crianças e adolescentes residentes da cidade de Taperoá. Todo o desenvolvimento produzido nas oficinas culminará em um desfile previsto ao final do projeto, para celebrar a continuidade da tradição que é passada de pais para filhos, mantendo a originalidade do patrimônio, a riqueza cultural e a manifestação popular que é uma marca do Território do Baixo-Sul.
Mestre Deco e o Contra-Mestre Gabriel são oficineiros e instrutores das etapas do projeto, na elaboração e confecção de materiais, levando para as crianças e jovens os ensinamentos, passos de produção dos elementos visuais característicos das indumentárias e dos toques específicos que são entoados durante os desfiles. Para o Mestre Deco, ensinar as crianças é a garantia da manutenção do patrimônio, a continuidade e o objetivo de manter o grupo-mirim como grupo permanente da região.
No ato da inscrição pais/responsáveis devem levar documento com foto. Para mais informações e acompanhar o processo de realização das oficinas siga no instagram @zambiapungamirim.taperoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário