sexta-feira, 5 de junho de 2026

Valença conquista Certidão Negativa de Débitos Federais após anos de impedimentos

 


A Prefeitura de Valença alcançou uma importante conquista para o município: a emissão da Certidão Negativa de Débitos Federais (CND), documento essencial que comprova a regularidade fiscal perante a União e que há muitos anos não era obtido pelo município.

A conquista representa um marco para a gestão do prefeito Marcos Medrado, reforçando o compromisso da administração municipal com a responsabilidade fiscal, a transparência na gestão pública e o cumprimento das obrigações tributárias e financeiras.

Durante anos, a ausência da certidão impôs limitações ao município, dificultando o acesso a recursos federais, transferências voluntárias, emendas parlamentares, além da celebração de convênios e acordos estratégicos voltados ao desenvolvimento de Valença.

O resultado é fruto de um intenso trabalho técnico e institucional conduzido ao longo dos últimos meses, envolvendo esforços integrados do Gabinete do Prefeito, por meio da Secretaria de Governo, da Secretaria de Administração e da Procuradoria-Geral do Município, em articulação permanente junto aos órgãos federais competentes para regularização de pendências e adequação das exigências legais.

Com a obtenção da Certidão Negativa de Débitos Federais, Valença passa a estar plenamente habilitada para celebrar novos convênios, captar recursos, receber investimentos e ampliar a participação em programas federais, abrindo caminho para novas obras, projetos e ações que beneficiarão diretamente a população.

Para a gestão municipal, a conquista demonstra que organização administrativa, planejamento e responsabilidade fiscal são pilares fundamentais para garantir mais investimentos e melhores serviços públicos, fortalecendo a capacidade do município de promover desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos valencianos.

O prefeito Marcos Medrado celebrou a conquista. “A obtenção da CND Federal representa uma vitória de toda a gestão e, principalmente, do povo de Valença. É a comprovação de que estamos colocando a casa em ordem, recuperando a credibilidade institucional do município e criando as condições necessárias para atrair novos investimentos e oportunidades para nossa cidade”, destacou.

Informações: Secretaria de Comunicação |SECOM
Prefeitura Municipal de Valença


quinta-feira, 4 de junho de 2026

Cairu apresenta planejamento estratégico para o Turismo do Arquipélago

 


A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal do Turismo, e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), realizou nesta terça-feira (2) um importante painel de apresentação do novo planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável do turismo no arquipélago. O encontro “O Turismo do Arquipélago de Cairu em Movimento” reuniu representantes do poder público, entidades do trade turístico, especialistas, empresários e lideranças do setor para discutir projetos, investimentos e ações que irão orientar os próximos passos do fortalecimento da atividade turística no município.

A abertura do evento foi conduzida pelo prefeito Hildécio Meireles, que apresentou o Programa Revitaliza Cidade de Cairu, iniciativa que busca transformar o centro histórico da sede municipal em um novo produto turístico, por meio da recuperação de imóveis abandonados, restauração de casarões históricos e implantação de equipamentos culturais e educacionais. O projeto prevê ainda a criação de novos atrativos permanentes, capazes de ampliar a permanência dos visitantes e fortalecer a economia local.

“O turismo de Cairu vive mais um momento de planejamento e visão de futuro. Estamos construindo um modelo de desenvolvimento que valoriza nossa história, nosso patrimônio e nossa identidade cultural, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para empreendedores, gera emprego e movimenta a economia. O Revitaliza Cidade de Cairu é um exemplo concreto desse compromisso com o crescimento sustentável do nosso destino”, destacou o prefeito Hildécio Meireles.

Durante o painel, o consultor Alexandre Pereira apresentou propostas voltadas ao fortalecimento do sentimento de pertencimento da população, à preparação do município para o turismo de negócios e à implantação do Observatório do Turismo de Cairu, ferramenta que deverá subsidiar o planejamento e a tomada de decisões com base em dados e indicadores do setor. Na sequência, o publicitário Élton Andrade revelou a nova identidade visual turística do arquipélago, concebida para representar a diversidade, a cultura e as belezas naturais que fazem de Cairu um dos principais destinos do país.

Representando o setor produtivo, o presidente da ACEC e vice-presidente do COMTUR, Jackson Fernandes, ressaltou a importância da união entre poder público e iniciativa privada na construção de um novo modelo de turismo para o município. Segundo ele, o planejamento estratégico apresentado é resultado de um processo participativo que envolveu diferentes segmentos do setor turístico local

Mediador do encontro, o secretário municipal do Turismo, Cláudio Brito, destacou o engajamento dos participantes e reforçou a importância do planejamento coletivo para o fortalecimento do destino. “O turismo de Cairu cresce quando caminhamos juntos. Este encontro representa um marco importante porque reúne ideias, experiências e propostas construídas de forma colaborativa. Estamos alinhando estratégias para que o arquipélago continue avançando, com organização, inovação e sustentabilidade, beneficiando toda a cadeia produtiva e as comunidades locais”, afirmou.

Além das ações apresentadas, o prefeito também destacou investimentos estruturantes para o setor, como a destinação de parte da arrecadação da TUPA ao COMTUR, a construção de um novo receptivo turístico no Morro de São Paulo e a implantação do novo terminal hidroviário de passageiros de Boipeba. Essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal em consolidar Cairu como referência nacional em turismo sustentável, qualificado e integrado ao desenvolvimento econômico e social do arquipélago.

Por ASCOM|Cairu


quarta-feira, 3 de junho de 2026

Governador Jerônimo Rodrigues autoriza pacote de pavimentação para sete municípios baianos incluindo Valença

 




O governador Jerônimo Rodrigues autoriza, nesta quarta-feira (3), pacote de obras viárias e investimentos que beneficiam sete municípios baianos. A assinatura será às 8h30, no Salão de Atos da antiga Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Entre as ações, estão a pavimentação da BA-290, no trecho entre Bertópolis, na divisa com Minas Gerais, e o acesso ao povoado de Vila Rezende, em Itanhém, além da pavimentação do trecho entre o entroncamento da BR-420, em Mutuípe, e Serra Grande, em Valença.

O pacote também inclui pavimentações em Esplanada, Maraú, Vera Cruz e Jacobina. Para Jacobina, o governador autoriza a pavimentação de acessos, firma convênio de pavimentação em paralelepípedo de ruas e assina convênio para construção de uma creche no bairro Mundo Novo.

Serviço:
Data: Quarta-feira (03/06/2026)
Horário: 8h30
Local: Antigo prédio da Governadoria, Salão de Atos, Centro Administrativo da Bahia (CAB)


MPBA cobra ações de proteção a animais abandonados e discute criação de Centro de Zoonoses em Itacaré

 


O Ministério Público da Bahia (MPBA) promoveu uma reunião em Itacaré para discutir a situação dos animais em situação de rua e avançar na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. O encontro resultou na definição de medidas como a realização de mutirões de castração e vacinação, além da elaboração de um plano de trabalho para execução das ações.


Durante a reunião, o promotor de Justiça Fernando Gilberto Rodrigues e Silva destacou os desafios enfrentados no município. “Apontamos a precariedade da situação dos animais nas ruas, a ausência de infraestrutura municipal adequada e as dificuldades enfrentadas por protetores independentes”, afirmou.


Entre os temas debatidos estiveram a criação de um Centro de Zoonoses e de um Centro Transitório de Cuidados para animais, além da participação da Secretaria Municipal de Saúde no apoio técnico e financeiro às iniciativas. Também foi discutida a utilização de recursos públicos para fortalecer as ações de controle populacional e assistência aos animais.


Como encaminhamento, o Município de Itacaré se comprometeu a apresentar ao MPBA, em até 30 dias, um cronograma detalhado para os mutirões de castração. Uma nova reunião será realizada para tratar especificamente da implantação dos equipamentos de atendimento animal. Participaram do encontro representantes da Prefeitura, da Procuradoria Municipal, de organizações da sociedade civil e protetores independentes.



segunda-feira, 1 de junho de 2026

PETROBRAS IMPLEMENTA DESCONTO NO DIESEL A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

 


A Petrobras informou, em nota divulgada neste domingo (31), que a partir de segunda-feira (1º) implementará um desconto de R$ 0,3515 por litro nos preços de venda de óleo diesel A, de uso rodoviário.


O desconto aplicado faz parte da subvenção econômica instituída pelo governo federal e é equivalente ao valor fixado pelo Ministério da Fazenda.

O preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,65 para R$ 3,30 por litro. Este valor é 37,4% menor do que o preço praticado em 31 de dezembro de 2022, considerando a inflação no período.


Para o consumidor final, de acordo com a Petrobras, o desconto em valor equivalente ao da subvenção econômica neutralizará a reoneração de PIS e Cofins que também ocorrerá a partir de 1º de junho.


A subvenção econômica foi autorizada pelo governo federal no sábado (30), por meio da Medida Provisória nº 1.363/2026, aos produtores e importadores de óleo diesel de uso rodoviário no país, no valor de R$ 1,12 por litro, com o objetivo de estabilizar preço e oferta, de modo a garantir o abastecimento de diesel.

Na nota, a Petrobras afirmou que está avaliando os termos da nova subvenção: “Qualquer decisão da companhia sobre esse tema será tempestivamente divulgada ao mercado nacional”.


Via Agência Brasil


Inscrições para aulas de Ginástica Rítmica

 


A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Juventude e Esportes, está com inscrições abertas para aulas de Ginástica Rítmica voltadas para crianças a partir de 5 anos de idade.

As atividades serão realizadas na sede da Associação de Moradores da Baixa Alegre, sempre às segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h.

As matrículas devem ser feitas presencialmente no próprio local, nos dias e horários das aulas. De acordo com a organização, as vagas são limitadas.
A iniciativa busca incentivar a prática esportiva desde a infância, promovendo saúde, disciplina, bem-estar e qualidade de vida para crianças da comunidade.

A Secretaria de Juventude e Esportes destaca a importância do esporte como ferramenta de desenvolvimento físico e social, contribuindo para a formação de hábitos saudáveis e para a integração entre os participantes.

Os interessados devem procurar a sede da Associação de Moradores da Baixa Alegre para garantir a inscrição e obter mais informações sobre as atividades


sábado, 30 de maio de 2026

Dança, alegria e saúde tomam conta da Praça da República no clima da Copa

 


A Praça da República virou palco de muita animação, energia positiva e movimento com mais um grande aulão promovido pela Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Juventude e Esportes, realizado nesta quinta-feira (28).

O evento aconteceu na Praça da República e lotou o local em um momento de integração, saúde e diversão. O comando da aula ficou por conta da educadora física Marinalva Barreto, que conduziu o público com muito ritmo e entusiasmo, transformando o espaço público em um verdadeiro encontrão de energia.

 A iniciativa segue o sucesso do primeiro aulão, realizado no último domingo (23), que contou com a condução do professor Carlinhos Dançarino e atraiu centenas de pessoas, mostrando a força da dança como instrumento de saúde e lazer para a população.

 Presente no evento, o secretário de Juventude e Esportes, Madger William, agradeceu a participação do público e falou da importância de levar essas ações para toda a cidade. “É bom demais ver a praça cheia, o povo sorrindo, se mexendo e cuidando da saúde. A ideia é essa mesmo, levar dança, alegria e qualidade de vida para os bairros, aproveitar o clima da Copa e fazer Valença se movimentar cada vez mais”, destacou o secretário.

A Secretaria de Juventude e Esportes informou ainda que uma nova programação de aulões e atividades será anunciada em breve, ampliando o alcance das ações e garantindo mais oportunidades de lazer e saúde para a população valenciana.

 Informações: Secretaria de Comunicação |SECOM

Prefeitura Municipal de Valença


sexta-feira, 29 de maio de 2026

2º Encontro Formativo da Educação Especial e Inclusiva

 


A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação Técnica da Educação Especial e Inclusiva, realizou nesta sexta-feira (29), em parceria com a APAE Valença, o segundo Encontro Formativo com os profissionais de apoio que atuam junto às crianças com deficiência da rede municipal de educação.

O encontro foi um importante momento de aprendizado, troca de experiências e aprimoramento profissional, com foco em fortalecer as práticas pedagógicas e tornar os profissionais cada vez mais preparados e aptos a cuidar, acompanhar e promover o desenvolvimento dos alunos assistidos. A formação teve como principal objetivo garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes com deficiência no ambiente escolar, de forma segura, humanizada e inclusiva.

Durante a capacitação, foram abordados temas relevantes para o cotidiano escolar, como a diferença entre crise e birra, os níveis de suporte no Transtorno do Espectro Autista (TEA), a condução e aplicação das atividades pedagógicas, os diferentes níveis de aprendizagem e a adequação das atividades, estratégias para auxiliar a criança no processo de autorregulação, além da atenção aos acessórios utilizados no ambiente escolar, visando a prevenção de acidentes.

Inserida na política de formação continuada do município, a ação contribui diretamente para a qualificação do atendimento educacional, impulsionando uma rede mais preparada, humana e comprometida com a inclusão e o desenvolvimento integral das crianças com deficiência.

Informações: Secretaria de Comunicação |SECOM
Prefeitura Municipal de Valença

Fotos: Fabrine Ceo


Prefeito Marcos Medrado assina ordem de serviço para construção de nova UBS no bairro do Jambeiro

 


O prefeito de Valença, Marcos Medrado, assinou, nesta quinta-feira (28), a ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro do Jambeiro. O ato contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Adriana Couto, do secretário de Infraestrutura, Ivan Maia, do secretário de Administração, Paulo Vital, do chefe de Gabinete e secretário de Governo, Cyro Freitas, além do vereador Valter Correia e moradores da localidade.

A obra integra o pacote de investimentos do Novo PAC Seleções 2025, programa do Governo Federal voltado ao fortalecimento da infraestrutura social e à ampliação dos serviços públicos essenciais. O município de Valença foi contemplado com uma UBS orçada em aproximadamente R$ 2 milhões, que será construída no Jambeiro, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde da atenção primária.

A nova unidade contará com estrutura moderna, garantindo mais conforto, qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. Além da construção da UBS, o município também recebeu equipamentos e kits para teleconsulta, bem como novas câmaras frias para o armazenamento de vacinas.

Durante o ato, o prefeito Marcos Medrado destacou a importância dos investimentos para o bairro e para o município.“Fico muito feliz em poder autorizar uma obra tão importante como essa UBS do Jambeiro, que vai garantir mais dignidade, cuidado e acesso à saúde para a nossa população. E em cerca de 30 dias, também daremos início à construção da nova praça do Jambeiro, com recursos próprios do município, levando mais lazer, convivência e qualidade de vida para os moradores. É assim que seguimos trabalhando, cuidando das pessoas e transformando Valença”, destacou.

A execução da UBS ficará sob responsabilidade da empresa Master Serviços, Limpeza e Locações Ltda., sob a supervisão e fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SEINFRA), com prazo de conclusão estimado em oito meses.

A construção da UBS no Jambeiro representa mais um avanço no fortalecimento da rede municipal de saúde.

Informações: Secretaria de Comunicação | SECOM

Prefeitura Municipal de Valença


quinta-feira, 21 de maio de 2026

IV Arraiá do Estância Azul promete noite de forró, futebol e animação no dia 19 de junho

 


A comunidade do Estância Azul, em Valença, já se prepara para uma noite de muita animação, música e torcida. No próximo dia 19 de junho será realizado o IV Arraiá do Estância Azul 2026, evento que promete reunir moradores, famílias e visitantes em uma grande celebração junina.

A programação começa às 19h30 com apresentação do cantor Fábio Márcio, trazendo muito forró para abrir a festa. Em seguida, às 21h30, o público poderá acompanhar o jogo da Seleção Brasileira em um telão preparado especialmente para o evento. Encerrando a noite, às 23h, a banda Licor de Cacau sobe ao palco para manter o clima de festa e animação.

Com decoração temática, bandeirolas e clima típico do São João, o arraiá busca fortalecer a tradição cultural e promover momentos de confraternização entre os moradores.

O Arraiá do Estância Azul é uma realização do vereador Fabrício Lemos.


quarta-feira, 20 de maio de 2026

Forró da Baixa Alegre 2026 promete dois dias de muita música, tradição e animação em Valença

 



O clima junino já começa a tomar conta de Valença com a chegada de mais uma edição do tradicional Forró da Baixa Alegre 2026. Promovido pelo vereador Fabrício Lemos, o evento acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, reunindo moradores e visitantes em uma grande celebração marcada por música, cultura popular e muita animação no bairro da Baixa Alegre.

Com uma programação diversificada, a festa promete movimentar a comunidade durante os dois dias de evento, valorizando o autêntico forró e fortalecendo as tradições do São João no município.

No dia 23 de junho, a programação começa às 20h com apresentações de Samy, Nay e Demis Pimentinha. Em seguida, às 22h, sobe ao palco o cantor Fábio Márcio. Fechando a primeira noite de festa, à meia-noite, o público vai curtir o show de Ramonzito e Evellyn Bonfim.

Já no dia 24 de junho, a animação continua a partir das 15h com Robertinho de Valença e Chapéu de Palha. Às 17h, será a vez de Neyanne Che comandar o arrasta-pé. Encerrando a programação, às 19h, haverá a transmissão do jogo do Brasil, reunindo torcedores em clima de festa e emoção.

O Forró da Baixa Alegre já se consolidou como um dos eventos juninos mais aguardados da comunidade, promovendo integração, lazer e valorização da cultura nordestina. A expectativa é de grande participação popular durante os dois dias de celebração.

“Esperamos todos para viver essa grande festa com muito forró, alegria e emoção”, destacou a organização do evento.


Governador Jerônimo Rodrigues assina hoje em Cairu a ordem de serviço para início das obras de pavimentçaão da estrada de Torrinhas

 


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assina nesta quinta-feira (21), no município de Cairu, a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da estrada que liga o entroncamento da BA-884 à comunidade de Torrinhas.

Com investimento estimado em mais de R$ 7 milhões, a obra prevê a pavimentação de aproximadamente sete quilômetros de vias, promovendo melhorias na mobilidade local e no acesso às regiões turísticas e pontos estratégicos do Arquipélago de Cairu.

A pavimentação da estrada de Torrinhas é uma antiga reivindicação da comunidade local e também dos turistas que utilizam o trecho como uma das principais rotas de acesso à Ilha de Boipeba. A intervenção é resultado da parceria entre o prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, e o Governo do Estado.

A expectativa é de que a obra contribua para o fortalecimento do turismo, além de garantir mais segurança, conforto e desenvolvimento para moradores e visitantes da região.

SERVIÇO
O quê: Assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de pavimentação da estrada entre a BA-884 e Torrinhas
Quando: Quinta-feira, 21 de maio de 2026
Onde: Torrinhas – Cairu
Horário: 10h30


terça-feira, 19 de maio de 2026

Vexame de Tinoco no ar simboliza fracasso do agouro da oposição contra a ponte Salvador-Itaparica, diz Galo

 


Vexame de Tinoco no ar simboliza fracasso do agouro da oposição contra a ponte Salvador-Itaparica, diz Galo* O ex-deputado estadual Marcelino Galo (PT) não perdeu a chance de ironizar o vereador Cláudio Tinoco por vexame no ar. Em entrevista nesta terça-feira na Rádio Baiana, Tinoco resolveu colocar em dúvida a chegada das peças para o início das obras da Ponte Salvador–Itaparica e acabou surpreendido ao vivo. 

Durante o programa comandado por Zé Eduardo, o apresentador exibiu imagens do navio vindo da China aportando em Salvador com estruturas destinadas ao empreendimento. O vereador, que até então tratava a obra como promessa sem lastro, ficou sem discurso diante das imagens exibidas no estúdio. O constrangimento foi imediato e virou assunto nos bastidores políticos. Para Marcelino Galo, a cena simboliza o fracasso do “agouro oposicionista” em torno da ponte. 

Segundo ele, parte da oposição apostou durante anos no quanto pior, melhor, torcendo contra uma obra considerada estratégica para a economia baiana. O petista lembrou ainda que o projeto prevê investimentos bilionários e deve integrar Salvador ao Recôncavo e ao Baixo Sul. “Não adiantou o agouro do vereador, porque as obras vão começar mesmo contra a vontade dele”, disparou Galo. E foi além: “O edil Tinoco torce mesmo é pelo setor de entretenimento. Ele é da turma do circo”. A declaração provocou risos entre aliados do governo. A Ponte Salvador-Itaparica é tratada pelo governo estadual como uma das maiores obras de infraestrutura do país, com expectativa de geração de empregos e fortalecimento do turismo e da logística regional. Enquanto as máquinas se aproximam do canteiro, a oposição agora tenta administrar o vexame de ter duvidado até da chegada das peças.