terça-feira, 11 de novembro de 2025

A Prefeitura Municipal de Valença, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Reparação Social (SEMPRE), em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), o Centro Público de Economia Solidária (CESOL), a Feira da Economia Solidária e o Governo do Estado, realiza neste domingo (16), das 8h às 17h, a Feira Dandara e Economia Solidária, na Área do Vôlei, em Guaibim, que fica em frente à Pousada Saveiro. O evento integra as ações da Semana da Consciência Negra e tem como objetivo valorizar o trabalho de mulheres empreendedoras, artesãs e produtores locais, fortalecendo a economia solidária e a cultura afro-brasileira em nosso município. Durante todo o dia, o público poderá conhecer e adquirir produtos artesanais, alimentos típicos e trabalhos manuais produzidos por grupos e coletivos de Valença e região, além de participar de momentos de convivência, arte e cultura que valorizam o empoderamento feminino e promovem o desenvolvimento sustentável. A secretária de Políticas para as Mulheres e Reparação Social, Flordolinda Andrade, ressaltou a importância do evento para fortalecer o artesanato local e valorizar a identidade negra. “A Feira Dandara é um espaço que celebra as mulheres empreendedoras e a cultura afro-brasileira. Também representa a diversidade e o incentivo à produção coletiva, onde o protagonismo feminino e a cultura popular se unem na construção de uma cidade mais justa e inclusiva”, afirmou. Fonte: Secom PMValença

 


De 14 a 16 de novembro, o distrito de Maragogipinho, em Aratuípe (BA), será palco do III Festival da Cerâmica, que este ano celebra o tema *“A Força da Mulher no Artesanato de Maragogipinho”*. O evento destaca a tradição ceramista do Recôncavo Baiano, com ênfase no papel das mulheres artesãs na preservação e inovação dessa arte, considerada um dos maiores patrimônios culturais da região.


A programação inclui feiras de artesanato e gastronomia, visitas guiadas às olarias centenárias, apresentações culturais e grandes atrações musicais. O Olodum abre a programação musical na sexta-feira (14), Felipe Escandurras no sábado (15), enquanto Jorge Vercillo encerra o evento no domingo (16).

O festival terá como símbolo a peça “Baiana”, que representa a resistência e criatividade das mulheres artesãs. A Feira do Artesanato da Bahia contará com 40 estandes, oferecendo peças originais e exclusivas, enquanto a Feira Gastronômica trará pratos típicos da culinária baiana, enriquecendo a experiência dos visitantes.


”O Festival de Maragogipinho é, por si só, uma obra viva: são 150 olarias acesas, uma comunidade inteira — mais de 2.100 almas moldando o barro em poesia. E neste cenário de arte e resistência, receber Jorge Vercillo e o Olodum é celebrar o encontro entre o tambor e o torno, entre o som e a terra, entre a canção e a chama do povo”, destacou o coordenador de fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.

O Festival da Cerâmica é realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a prefeitura de Aratuípe e o Turismo da Bahia. Com execução do Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).


Programação


Dia 14/11 (sexta-feira)

10h às 20h – Feira de Artesanato

14h às 16h – Abertura oficial e entrega de certificados

14h às 00h – Feira Gastronômica

17h às 20h – Apresentações culturais

20h às 00h - Programação Musical: Uma das atrações Olodum


Dia 15/11 (sábado)

10h às 20h – Feira de Artesanato

10h30 às 11h / 15h às 15h30 – Visita guiada e experiência imersiva nas olarias

14h às 00h – Feira Gastronômica

16h30 – Desfile cultural

17h às 20h – Apresentações culturais

20h às 00h – Programação Musical: Uma das atrações Felipe Escandurras


Dia 16/11 (domingo)

10h às 18h – Feira de Artesanato

10h30 às 11h / 15h às 15h30 – Visita guiada e experiência imersiva nas olarias

14h às 00h – Feira Gastronômica

16h às 22h – Programação Musical: Uma das atrações Jorge Vercillo


Observação: A programação está sujeita a alterações.



Fonte e crédito das fotos: Assessoria do IBDE/Artesanato da Bahia - Mariany Dantas


Nenhum comentário:

Postar um comentário