Publicidade

Publicidade

Publicidade

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Documentário ‘2 de julho: a retomada’ estreia na TVE

 


Nesta quinta-feira (04), às 20h, estreia na TVE o documentário ‘2 de Julho: A Retomada’, filme que documenta a jornada do líder camponês baiano Joelson Ferreira por diversas comunidades negras e indígenas da Bahia ao longo de 2023, ano que marcou o bicentenário das lutas no estado que consolidaram a independência do Brasil. A obra também pode ser assistida em horários alternativos nos dias 06 (sábado) e 18 (quinta-feira), às 20h.

No filme, Joelson, que é uma liderança histórica do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na Bahia e um reconhecido intelectual popular, conversa com outras lideranças e intelectuais dos movimentos sociais de várias localidades associadas às lutas de independência para revelar memórias esquecidas do Dois de Julho, destacando a participação central de negros e indígenas nesse processo. O protagonista visita lugares como Itaparica, Cachoeira, Salvador, Salinas de Margarida, Valença, Ilhéus, bem como no assentamento Terra Vista, em Arataca, onde ele reside.

O documentário foi dirigido pelo jornalista e antropólogo Spensy Pimentel e pela documentarista Joana Moncau, de Porto Seguro. A obra está articulada com as pesquisas que Pimentel, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vem desenvolvendo junto às comunidades do sul da Bahia nos últimos nove anos, e tem como objetivo enriquecer o debate sobre a participação negra, indígena e popular no Dois de Julho e contribuir para a divulgação em nível nacional da importância das lutas de 1822-23 para a verdadeira independência do Brasil.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
facebook.com/tvebahiaA
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia

Serviço:
Documentário ‘2 de Julho: A Retomada’ estreia na TVE
Quanto: quinta-feira (04), às 20h. Horários alternativos: sábado (06) e quinta-feira (18), às 20h.
Onde: TVE e tve.ba.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário